DIA D – FAXINA CONTRA O AEDES AEGYPTI NAS AABBs

BANCO DO BRASIL E A FENABB estão juntos na Campanha Nacional de Combate ao Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus. Neste sábado, 13 de fevereiro, será realizada uma grande ação nacional.

A proposta é promover uma grande faxina nas AABBs, centrada na identificação e eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito nos vários espaços e instalações dos clubes, com a participação de dirigentes, associados, funcionários, fornecedores, parceiros, clientes  e funcionários do Banco do Brasil.

Com isso, a FENABB convoca lideranças do Sistema AABB para que façam uma grande chamada aos frequentadores do clube e a comunidade em geral para essa ação de responsabilidade social em benefício da sociedade.

Segue abaixo os principais pontos e ações que deverão ser observados, implementados e vistoriados até sábado (13/02), com acompanhamento semanal, para evitar que novos focos e criadouros apareçam.

“A guerra contra esse inimigo somente será vencida com o envolvimento de toda a sociedade. Por isso a Federação conta com seu empenho e engajamento nessa campanha”, observou Rene Nunes, presidente da FENABB.

Registre as ações, faça um pequeno resumo e encaminhe para o Núcleo de Comunicação da FENABB:fenabb@fenabb.org.br

SIGA O CHECK LIST DE AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS EM TODA A ÁREA DA AABB.

PISCINA: Mantenha limpa, escove as bordas, filtre diariamente por 8 horas, aplique o cloro ativo na água (entre 0,5 mg/l e 0,8 mg/l) e a cubra totalmente com tela.

PRATINHOS DE VASOS DE PLANTAS: Escorrer a água e colocar areia até a borda do pratinho.

CAIXAS D’ÁGUA E CISTERNAS: Manter limpas e fechadas.

CALHAS: Manter limpas e desentupidas.

GALÕES, TONÉIS, POÇOS E TAMBORES: Manter cobertos.

GARRAFAS, BALDES, VIDROS E VASOS SEM USO: Guardar de cabeça para baixo.

RALOS: Manter desobstruídos e fechados.

BANDEJAS DE AR CONDICIONADO: Verificar se há água acumulada e limpar uma vez por semana.

BANDEJAS EXTERNAS DE GELADEIRA: Verificar se há água acumulada e limpar uma vez por semana.

BROMÉLIAS E OUTRAS PLANTAS QUE ACUMULEM ÁGUA: Escorrer a água acumulada entre as folhas e regar com solução (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água).

VASOS SANITÁRIOS: Manter a tampa fechada. Em banheiro com pouco uso dar descarga uma vez por semana.

LONAS/TOLDOS DE COBERTURAS: Manter esticadas para evitar o acúmulo de água.

FONTES E ESPELHOS D’ÁGUA: Manter a água tratada com cloro. Limpar uma vez por semana.

LIXO: Colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados em lixeiras tampadas. Manter latas, garrafas e outros vasilhames emborcados.

CACOS DE VIDRO NOS MUROS: Colocar areia em todos aqueles que possam acumular água.

TAMPINHAS, CASCAS DE OVO, LATINHAS, SAQUINHOS PLÁSTICOS, COPOS DESCARTÁVEIS: Colocar em saco plástico fechado e jogar no lixo.

VASILHAS DE ÁGUA DE ANIMAL DOMÉSTICO: Lavar com sabão pelo menos uma vez por semana.

LAJES: Retirar a água acumulada.

SUPORTES DE GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL: Lavar sempre que trocar os garrafões ou uma vez por semana caso não haja troca com maior frequência.

PNEUS VELHOS OU USADOS NA DECORAÇÃO: Faça furos para não acumular água e solicite a retirada pelo serviço de limpeza urbana do que for lixo.